Home » Uncategorized » Brace yourselves, Winter is coming

Brace yourselves, Winter is coming

Olá.

Hoje eu estava indo ao super-mercado comprar algumas coisinhas aqui pra casa quando percebi que estava com frio. Curioso, peguei meu celular pra checar a temperatura e vi que a temperatura era de 6° positivos, com sensação de 1°.

Isso me fez pensar em algumas coisas… Sabe quando você pensa em uma coisa que te conecta a outra e quando você menos espera você já esta pensando em como surgiu o universo? É, isso me ocorre bastante. Aliás, graças a Deus eu não sou usuário de drogas (bom, não sei, as vezes se eu fosse, já teria escrito uns cinquenta álbuns e inventado uma nova religião). Enfim… esses pensamentos me fizeram perder meu ponto, coisa de dois ou três, nada demais.

Estava pensando em como nós da parte debaixo do mundo crescemos em um mundo nos querendo fazer acreditar que nós estamos na parte norte do planeta. O maior exemplo disso é o Natal, quando pequeno nunca entendia porque não nevava no Brasil na época do Natal. Pelo contrário, era um calor de rachar o crânio.
Anos mais tarde aprendi no colégio sobre as estações do ano e sobre os fusos-horário, as coisas passaram a ter mais sentido, mas nem tanto.
O fato de sermos um país tropical nos impede de ter neve, mesmo no inverno. Quer dizer, as vezes até temos alguns dias de neve no sul do país, mas nada comparado ao que acontece aqui.
Mesmo assim, o Brasil nunca foi um exemplo muito bom de estações do ano. Vou me reservar as cidades que eu mais frequentei na vida: São Paulo e Ribeirão Preto, ambas no estado de São Paulo.

As vezes temos dias quentes no inverno, as vezes temos dias de frio no verão. São Paulo é uma cidade louca onde de um dia pro outro a temperatura pode virar e você nunca sabe o que vestir de manhã, camiseta ou moletom.

Em Ribeirão é um inferno de quente durante 300 dias no ano, nos outros 65 é apenas muito quente.

Aqui em Toronto eu vivenciei uma coisa interessantíssima, por assim dizer. A cidade vive todas as estações do ano, como é de se esperar.
Quando cheguei era o recheio do inverno e estava extremamente frio, assim sendo até o fim de março, quando começava a Primavera. Aliás, esse ano os Canadenses até estranharam porque eles tiveram neve em Abril, coisa que é muito atípica pra eles, pelo fato de Abril já ser Primavera.
Na Primavera tudo começou a mudar e eu nem lembro quando, mas estava esquentando e, de repente, estava fervendo. Do nada a cidade parecia outra, sem vestígios de branco (neve) nas ruas e totalmente florida, linda.
Quando veio o verão no fim de Junho, eu já começava a sentir fala do frio, pois estava realmente muito quente, coisa de passar dos 40°. Durante o verão tivemos inúmeros churrascos no quintal de casa, e eu me lembro de diversas vezes olhar aquilo tudo e perguntar: 

– Como fica isso aqui no Inverno? Fica sem fazer nada? Monótono?
– Não pô, nós fazemos do lado de dentro da casa! – Respondiam os moradores daqui mais antigos.

Vez ou outra chovia, vez ou outra não fazia tanto calor, e assim foi passando o Verão. Mais uma vez sem perceber, o tempo foi mudando, já não era tão quente.
Foi quando, exatos 30 dias atrás, começou o Outono.
Eu nunca entendi qual era a do Outono, isso em questões de temperatura, em questão visual eu sei que é aquela parada das folhas caindo e etc… Não sabia se já ia tirando das malas minhas blusas mais pesadas de frio ou se ainda teria o luxo de usar meus shorts por mais algumas vezes.
Essa dúvida durou menos de um mês. Hoje já é loucura sair de shorts, a temperatura caiu de vez e, segundo as previsões, continuarão caindo. Isso porque daqui dois meses o tão temido Inverno vai começar, no dia 21 de dezembro.

Fico no aguardo ansiosamente e ah!, pra ilustrar o que eu disse sobre a cidade viver exatamente o que cada estação tem a oferecer, olha só a foto que eu tirei no High Park outro dia:

Image

Leave a comment